www.agostinhorosa.com.br

  ->  Como tornar-se um autodidata
Ante-sala
Profissional
Pessoal
Lazer
Blog
Artigos
Tutoriais
Programas
Contatos

Como tornar-se um Autodidata

Agostinho Rosa

Introdução

A Internet coloca potencialmente à disposição de quem estiver conectado praticamente todo o saber humano. São dados, fatos, informações, enfim, conhecimento, num volume tal que torna impossível assimilá-lo no decorrer de toda uma existência. É possível encontrar, em questão de segundos, informação sobre qualquer campo de interesse do ser humano.

Isso apenas para falar da forma de acesso mais rápida e mais fácil. É claro que continuam existindo, felizmente, as bibliotecas, públicas e privadas, os livros, os documentários, os filmes e uma enormidade de formas nas quais o ser humano passa o seu conhecimento para as gerações futuras. Tudo isso é conhecimento em potencial.

Mas toda essa potencialidade precisa ser usufruída. Isso não é necessariamente uma tarefa fácil ou automática. Exige muito de sensibilidade, um conhecimento técnico básico, disposição para o aprendizado e um mínimo de disciplina. Características básicas de um autodidata.

Existem cursos, livros e treinamentos os mais diversos, cada um a seu modo tentando passar o conhecimento adiante. Este artigo fala de uma forma diferente, mais individualizada, mais independente e, muitas vezes, mais eficaz do que qualquer outra de se adquirir conhecimento; ele trata de como uma pessoa pode tornar-se um autodidata - alguém capaz de aprender por si próprio, ou ensinar a si mesmo.

Tornar-se um autodidata não é tarefa para qualquer um. Há pessoas que precisam de professores para aprender e não há nenhum mal nisso. Na verdade, ser autodidata não significa abrir mão dos professores. A grande vantagem de ser um autodidata é aprender mesmo quando não é possível ou quando não existem professores disponíveis.

Próximo


Introdução
Por que ser autodidata?
O que é necessário para tornar-se autodidata?
Curiosidade ou necessidade
Ambição
Disciplina
Postura
Técnicas e dicas de estudo
A Internet como ferramenta de estudo


Topo da Página.    Copyright © 1999-2003 Todos os direitos reservados.